Impressões do antes (ou, eu irei, ele irá...eles irão). No princípio era o verbo, a verba, e depois o destino. Para além de assumir a tradução portuguesa homónima do verbo propício à viagem, quando o Irão se torna destino e não verbo conjugado no futuro do indicativo, é pelo fascínio que ele provoca que se decide roer caminho até lá! Por ser um país embriagado em costumes alimentados pela sua língua - o farsi, pela sua história, por aquela religião - o Zoroastrismo, pelo seu povo, e até pela sua polícia, a dos costumes. Durante trinta dias vestimos essa cultura com vontade de saber o que é ter aquela visão, esta audição, muito paladar, algum tato e um olfato persa, no masculino e no feminino. Fazemos as malas do estrito necessário, dobrando a novidade e o inesperado para deixar espaço para o que trouxermos de lá.

sábado, 27 de outubro de 2012

Parte I. Os tectos: uma espécie de caleidoscópio

A arquitectura persa merece ser apreciada e absorvida pela íris como se fosse passada a raio-x. Tanto que, por vezes, sente-se a necessidade de ter dois pares de olhos com capacidade panorâmica de 360 graus.

Levantar o olhar nem sempre é um reflexo, mas a verdade é que a surpresa ao descobrir a decoração dos tectos aumenta sempre a sua beleza, digna de arriscar um torcicolo. A epiderme desses tectos cobre-se de tantas formas com cores, respeitando sempre uma simetria perfeita.
Por vezes preferem a profundidade de estalactites atraídas para o mesmo centro – Masjed-e Agha Bozorg, Kashan (Foto 1) Khan-e Abbasian, Kashan (Foto 2) Khan-e Boroujerdi, Kashan (Foto 3, Foto 4).

Outras decoram-se de mosaicos moarraq kashi – Hammam-e Sultan Mir Ahmad, Kashan (Foto 5)

Estas revestem-se de uma decoração floral esculpida em estuque – Hammam-e Sultan Mir Ahmad (Foto 6), Kashan, Khan-e Abbasian (Foto 7).

Outras pintam-se de motivos florais e de relevo em forma de flor – Bagh-e Fin, Kashan (Foto 8).

To be continued...

Foto 1- Masjed-e Agha Bozorg, Kashan

Foto2- Khan-e Abbasian, Kashan 

Foto 3- Khan-e Boroujerdi, Kashan 

Foto 4- Khan-e Boroujerdi, Kashan

Foto 5- Hammam-e Sultan Mir Ahmad, Kashan

Foto 6-  Hammam-e Sultan Mir Ahmad 

Foto 7- Kashan, Khan-e Abbasian

Foto 8-  Bagh-e Fin, Kashan

Sem comentários:

Enviar um comentário